Treinamento Intervalado para Emagrecer – Funciona?

hiitHIIT o exercício que parece assegurar milagres, que agora podemos encontrar em em todo o lugar. Porém o que exatamente é? Quem pode pratica-lo afinal? Quais são os benefícios e desvantagens do exercício HIIT?

A abreviação HIIT vêm do inglês “High Intensity Interval Training” ou Treinamento Intervalado de Alta Intensidade, Podemos observar facilmente essa técnica em uma apresentação de crossfit ou de bicicleta indoor, a título de exemplo, este recurso não é novo, embora
esteja muito em alta atualmente”.

Hiit teve início nos anos 90 com a técnica Tabata, em que o Doutor Izumi Tabata, pesquisou diversos tipos de treinamentos para auxiliar no emagrecimento e constatou que a intensidade maior é a melhor saída, e não a quantidade de treino.
Na técnica Tabata deve-se ficar em intensidade altíssima por 20 segundos e ter 10 segundos em intensidade menor repetidos por 7 ou 8 vezes, os treinos que ele propôs são os aeróbios tradicionais, percurso, bicicleta e transport. Evidente que o treino já sofreu diversas adaptações e dessa maneira surgiu o HIIT como conhecemos hoje em dia.
Inclusive hoje em dia existem dezenas de cursos online com profissionais ensinando essas técnicas…alguns exemplos são: corpo D21 e Mamãe Sarada

É possível praticar Hiit em treinos de agachamentos, alongamentos de flexões, barra fixa e abdominais, a intensidade ficou um tanto menor e o tempo aumentou.
Não há exercício ou princípios pré-determinado, cada educador adapta de acordo com o perfil e a dificuldade do aluno.

Vantagens do exercício HIIT

Eu escrevi em um texto sobre a Frequência Cardíaca ideal para queimar gordura e nele explico tudo do porque a intensidade alta é bom para queima de gordura.
O HIIT consome mais calorias não apenas ao longo dos treinos como no pós-treino inclusive. Exercícios em intensidade alta também são um excelente auxiliar para inibir a fome e um exímio suplemento para auxiliar a perder peso.
Entre as vantagens observamos a melhora do condicionamento físico e resistência ao ácido lático, ideal para um atleta pois atrasa bastante a exaustão…ainda que seu esporte seja com foco aeróbico.

Similarmente é admirado o crescimento de VO2 (eficiência do corpo de utilizar oxigênio), em treinamentos de alta intensidade o VO2 amplifica mais que em qualquer outro exercício aeróbico, mais uma justificativa para atletas de alta performance focar exercícios HIIT.

Benefícios X Malefícios

Embora já termos demonstrado diversas vantagens acima, vou falar sobre mais alguns benefícios do HIIT como:

emagrecer com treino intervaladoExercício em tempo menor que o normal: Os próprios exercícios da técnica Tabata (20seg por 10seg) duram somente 4 minutos, com pré treino de 10 minutos e uma recuperação de 5, então aqui temos um exercício de somente 20 minutos.

Não requer aparelhos: você não necessita de equipamento nem sequer halteres, o HIIT pode ser realizado em uma caminhada ou com treinos simples como agachamento e abdominal. Similarmente possuímos algumas desvantagens, justamente pelo exercício ser de alta intensidade, deixar o nosso corpo acima do nosso limite convencional, pode ocasionar alguns desconfortos.

Enjoos: O enjoo pode acontecer por causa do tipo de refeição antes do treino, não dando tempo para uma digestão adequada. Ou pelo crescimento de ácido lático, que em exagero faz com que o sangue fique mais ácido e para o sangue voltar ao normal envia esse ácido para o estômago para que possa ser expelido.

Vertigem: Intensidade alta gera um maior crescimento da pressão nas artérias seguidas de quedas rápidas da pressão, especialmente com treinos resistido. Em um agachamento, tendo como exemplo, a musculatura encontra-se contraída pressionando a artéria, o coração bate mais forte e mais acelerado, para atender a ação, imagine a pressão que essa artéria e todo o sistema recebem, no momento em que termina exercício a musculatura relaxa liberando a passagem da artéria, nessa hora notamos uma forte queda da pressão o que gera tonturas e desmaios.

Desmaios: Por causa de do método que explicamos acima, podem acontecer desmaios em treinamentos de HIIT.

Dor de cabeça: o maior uso de nutrientes e o crescimento de sudorese causa desidratação e redução de eletrólitos, o que pode ocasionar uma cefaléia passageira.

Câimbras: Por causa de do maior uso de nutrientes e alto nível de contratura muscular é possível ter câimbras ao longo ou depois de dos treinamentos.

Maior perigo de contusão: Provocar a musculatura em seu nível máximo pode acarretar lesões, especialmente no momento em que há fortes sintomas de exaustão ou caso o movimento do treino não esteja acertado.

Rabdomiólise: Exercício em alta intensidade em exagero pode provocar a morte das células musculares, a células musculares ao morrer libera o mioglobina para corrente sanguínea que é completamente tóxica, podendo acarretar uma carência renal.

Qualquer indivíduo pode realizar um exercício HIIT?

Embora as vantagens sejam tentadoras, não é um exercício para qualquer um, como podemos analisar nas desvantagens, exercitar HIIT não é tão simples. O HIIT precisa ser feitos por indivíduos avançados, que compreendam bem seus limites ou pelo menos que tenham um bom desempenho nos treinos convencionais .
O aluno não pode apresentar nenhum distúrbio cardíaco e se for maior de 55 anos precisa ter aprovação médica. Precisa ser realizado com direção de um profissional que irá programar o exercício de acordo com seu propósito e dentro de uma periodização, exercitar HIIT constantemente, pode ser bastante arriscado. Dessa maneira essa técnica de exercício pode se mostrar extremamente eficiente desde que praticado de forma responsável, precisa-se ter algumas precauções e seguir bem as orientações do profissional.

Dê uma Nota ao Artigo!